Restaurant, bistro, café, brasserie. Não importa como se chamam, mas estão em todas as partes. Há sempre meia dúzia pelo menos em qualquer quadra de Paris. Os pequenos restaurantes franceses estão por todos os lados e diferentemente do que se pensa, são très bon marchés!
É isso mesmo, a variação é de 10 a 20 euros dependento de quão perto se está das grandes atrações turísticas e o preço inclui entrada, prato principal, sobremesa e carrafe d'eau. Em alguns bistros o verre de vin está incluso nesta formule como on dit en français. O cafezinho custa 2 euros. Se o caso não for de almoço, pode se optar pela formule de lanches que podem incluir um sanduiche de meia baguete com os ingredientes à escolha mais boisson (refri ou suco) por 4 a 5 euros ou ainda outra formule bastante comum, 1 sanduiche (panini) de baguete, 1 boisson e 1 crêpe por 5 a 6 euros. Come-se tanto quanto num almoço de bistro. E funcionam o dia todo, da manhã a meia-noite na maioria das casas, e algumas mais badaladas funcionam até as 2 da manhã ou mais.
O mais importante... é sempre delicioso. Os franceses não conseguem fazer comida ruim. Ela pode ser chère ou até super bon marché mas sempre será saborosa.
Quanto à famosa grosseria dos franceses, é mentira! São tão educados quanto fomos com eles. Nenhum parisiense resiste a um Bonjour messieur, ou Bonjour madame, excuse-moi, e outras fórmulas de boa educação igualmente válidas mas muitas vezes esquecidas por brasileiros que minoria, pensam que estão acima da boa educação por portarem euros ou cartes de crédit.
Os parisienses são educados e gentis e estão dispostos a prestarem informações de endereço ou outra que se necessite. Inclusive em inglês. Chegam a ser chatos. Já se dirigem aos turistas em ingles independentemente da origem o que mais uma vez demonstra sua boa disposição para bem atender e comunicar.
Da próxima vez que vier a Paris, caminhe à esmo e delicie-se dos milhares de restaurantes e da comida francesa e internacional que oferecem. Ça véritablement c'est inoubliable!