15.9.10

Vento Sul: Polpetone de Mortadela e Pistache e Risotto Alla Milanese

Hoje apresentamos duas receitas italianas que homanagearam o sul do Brasil na última Expotchê. O chef foi nosso caro Emerson Mantovani que participou do projeto Vento Sul do Atelier de artes culinárias Senza Parole.
Polpetone de Mortadela e Pistache
(Receita para 6 pessoas)
Ingredientes:
- 600g de filé mignon
- 400g de mortadela
- 250g de pistache sem casca
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 150ml de azeite
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Moer o filé mignon junto com a mortadela, a cebola e o alho. No liquidificador, bater o pistache com metade do azeite. Temperar o polpetone com sal, pimenta e o pistache, misturar bastante até a massa de carne ficar homogênea. Espalhar o restante do azeite por cima da carne e deixar descansar por 12 horas na geladeira. Depois, separar a massa em 6 partes iguais e moldelar os polpetones em 6 discos. Grelhe os polpetones em fio de azeite até ficarem dourados. Sirva com um pouco de molho de tomate fresco e risoto a milanese.

Risotto Alla Milanese
(para 06 pessoas)
INGREDIENTES
400 g de Arroz Arbório, 80 gramas de manteiga, 70 gramas de parmesão, 1,5 litros de caldo de legumes, 01 cebola pequena picada, 2 gramas de açafrão, um cálice de vinho branco seco, azeite de oliva a gosto e sal a gosto.
PREPARO
Numa panela de fundo largo, aquecer o azeite com metade da manteiga e fritar a cebola, tendo o cuidado de não deixar escurecer. Acrescentar o arroz, salgar e fritar por alguns minutos. Adicionar o vinho e, após o álcool evaporar, o brodo (caldo) fervente até cobrir a superfície do arroz, mexendo sempre. Acrescentar o açafrão dissolvido em um pouco de água e adicionar mais brodo, repetindo essa operação até o arroz ficar al dente. Retirar do fogo e pôr o restante da manteiga e o parmesão. Mexer bem e deixar repousar, durante um ou dois minutos, antes de servir.

Il risotto alla milanese è il piatto tipico per eccellenza del cuore economico del nord Italia. Questo piatto molto semplice affascina soprattutto per il colore dorato conferitogli dallo zafferano, ingrediente principale della ricetta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário