31.8.10

Vento Sul: Rondelli di Baccalà e Becciamella



Rondelli di Baccalà e Becciamella



Massa:400 g de farinha de trigo
4 ovos
1 pitada de sal
Trigo para polvilhar
Recheio:500g Bacalhau cozido e desfiado
50g Azeitonas pretas picadas
100g Pimentao vermelho picado
Verdinho picado (cebolinha + salsinha)
Batatas cozidas amassadas
azeite
Molho:1 litro de leite
120 g de roux (60 de manteiga, 60 de trigo)
Sal, pimenta, noz moscada
Cebola clouté (c/ cravos)
Raminho de tomilho
Queijo ralado na hora.

Preparar o molho misturando os ingredientes e levando ao fogo até engrossar.
Misturar os ingredientes da massa, amassar e abrir a massa. Misturar os ingredientes do recheio e rechear a massa espalhando o recheio e depois enrolando a massa e finalmente cortando os rondelli. Cobrir com o molho, polvilhar o queijo ralado e mandar ao forno a 200°C por 20 minutos com dourador.

5 comentários:

  1. Caro Guerreiro(a),

    O Larica Total precisa de você!
    Estamos preparando a publicação do Livro de Receitas do Maravilhoso Mundo de Larica Total, com muitas receitas postadas no site durante estes quase 3 anos de aventuras fantásticas.
    Entre as receitas seleciondas está a que você, guerrilheiro fantástico da sobrevivência cotidiana, postou no site do Larica.
    Para publicar sua receita, precisamos da sua autorização e bolamos um esqueminha maneiro para que você possa nos dar esta autorização sem precisar utilizar papel, facilitando a vida e poupando as árvores.
    Para autorizar a publicação da sua receita, é preciso que você entre no site do Larica Total (www.laricatotal.com.br) e poste ela novamente, preenchendo o formulário de autorização que agora aparece toda vez que você for postar uma nova receita.

    Abaixo segue o nome e o link da receita que você postou e foi selecionada. É só ir no link, selecionar, copiar a receita e posta-la novamente no site.

    Lasanha de Miojo
    http://www.laricatotal.com.br/?p=4570

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriano,
    Re-Posta esta aqui também:

    Sopa de Capeletti ou Capeletti in Gambiarra
    http://www.laricatotal.com.br/?p=5077

    ResponderExcluir
  3. Curiosidade: aqui na Itália quase ninguém come o bacalhau como o conhecemos no Brasil (que aqui se chama "stoccafisso" e custa os dois olhos da cara e mais algum pedaço). Bacalhau amarelo, fora de uma embalagem a vácuo? Nem pensar! Por aqui o "bacalà" deve ser branquinho, macio e salgado. E dentro de uma bandeijinha de isopor, embalada e etiquetada. Tem gosto de nada. :)

    ResponderExcluir
  4. Que massa! Minhas receitas no livro do Larica total!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Allan. O bacalhau como conhecemos no Brasil está intrinsecamente ligado à nossa história. A necessidade de conservação nas embarcações da colonização numa época sem eletricidade nos premiou com frutas secas e cristalizadas, doces cristalizados, biscoitos, carne seca, de sol, charque e bacalhau.
    Também em Portugal é mais difícil que aqui no Brasil encontrarmos nosso delicioso peixe salgado. Que sabemos, não tem comparação com qualquer outro fresco.

    Abraços e coraggio!

    Chef Adriano

    ResponderExcluir