9.10.10

Restaurantes de Brasília - La Benedicta

Foto: labenedictagastronomia.blogspot.com
Flávio Pimentel: Olá, pessoal. Após um longo período afastado do nosso blog estou de volta. Estive extremamente ocupado com o trabalho, mas finalmente estou de volta à rotina normal. E, ontem, após um exaustivo dia de trabalho, resolvi sair para espairecer um pouco e, esposa a tiracolo, fui parar na comercial da 412/413 Norte. Qual ão foi minha surpresa ao ver que a comercial está se tornando um grande polo gastronômico, com muitas e boas opções. Tem, entre outras casas, o Houston, uma hamburgueria gourmet; o Dona Lenha Mediterrâneo; Bendito Suco, que era, o único que eu conhecia no local, onde estive há mais de ano e gostei, apesar de um terrível cheiro de esgosto no ar vindo da residencial. Felizmente ontem não o senti; o Café com Vinil, muito bacana. Mas como estava a fim de algo mais tranquilo acabei parando no La Benedicta, da Chef Ana Stellato.
Vamos à experiência. Fomos recebidos pela simpática Chef, que nos deu uma rápida explicação da proposta da casa, que é um bistrô italiano. Casa de decoração despojada, com sofás confortáveis, ambiente agradável e serviço bom, apesar de algumas falhas de um dos garçons.
Quando chegamos a casa estava vazia, com apenas uma mesa ocupada por um casal. Ficamos no fundo, de frente para a porta de entrada. Logo chegaram mais clientes e percebemos que o restaurante é bem procurado.
O cardápio e a carta de vinhos são bem resumidos mas com boas opções e bons preços. Pedimos um vinho Boscato Merlot 2007, 1/2 garrafa, de Nova Pádua na Serra Gaúcha. A falha do garçon começou nessa hora com o serviço de vinho, mas não chegou a prejudicar o bom conceito da casa.
Começamos com uma bruschetta de tomates confit e queijo cremoso, muito bem temperada e saborosa. Para ficar perfeita o pão deveria do tipo italiano e não francês como foi servida.
Senti falta no cardápio de uma opção de carne com corte alto e que possa ser servido ao ponto. Em termos de carne as opções eram escalopinho de filé e fricassé de cordeiro. Descrições muito tentadoras no cardápio, mas o corte alto de filé é fundamental.
Pedimos um robalo belle mauniere com arroz negro cremoso e um bacalhau grelhado com molho de tomatinhos e camarão, acompanhado de batatas ao murro. Confesso que o robalo, pedido pela minha esposa, me surpreendeu. Saboroso, tempero na medida certa e arroz negro muito bem preparado e com cremosidade fantástica. A alcaparra tem que ser lavada antes de usar na preparação por causa do excesso de sal.
O bacalhau não ficou atrás, estava ótimo. Gratinado e com aquela casquinha de queijo tostadinha complementando o sabor do peixe. Batatas cozidas no ponto certo e com tempero suave. Prato harmonioso. A única ressalva é quanto ao molho, poderia ser um pouco mais espesso.
Como o vinho com que iniciamos a noite era meia garrafa e acabou durante a degustação da bruschetta, pedimos um Sottano Malbec 2007, que harmonizou muito bem com o bacalhau, sendo que o mesmo nao se pode dizer em relação ao robalo. Mas a opção foi nossa.
No geral, podemos dizer que saimos muito satisfeitos. Nossa permanência na casa foi de aproximadamente duas horas, as quais passaram sem que nos dessemos conta. Avaliando a casa, atribuo nota 8.
Comentarei outras experiências nas próximas postagens.

Um comentário:

  1. Boa noite, ótimo blog. Devidamente anotada a dica sobre o La Benedicta.

    ResponderExcluir