10.10.10

Heranças de Portugal: Arroz Doce

   "Podemos comer arroz doce nos quatro cantos do mundo, mas não há recanto em Portugal onde não se faça este doce, tão típico quanto diferente, dependendo de quem o prepara.
   Desde o século VI a.C. que há registos de arroz cozido em leite com açúcar. A chegada da cana-de-açúcar da Índia ao Médio Oriente, onde já se cultivava o arroz, marca a origem desta especialidade que perdurou até aos nossos dias.
   É possível imaginar que, muito antes, estes alimentos coexistiam na Índia e que, inclusivamente na Ásia, substituído o leite de origem animal pelo leite de coco, este doce era saboreado desde os tempos mais remotos.
   Posteriormente, a fama do arroz doce espalhou-se rapidamente por toda a Europa e a cor dourada que o melaço lhe conferia passou ao branco característico, já no século XIII, quando se começou a utilizar açúcar refinado. O século XVIII marca o momento do baptismo desta sobremesa, que revela todo o seu encanto em todos os livros de receitas europeus.
   Durante os últimos vinte e seis séculos, o arroz cozido em leite com açúcar conservou praticamente intacta a sua essência original.
   A sobremesa de arroz doce em Portugal reflecte esse desejo de manter vivas as doces tradições ancestrais. Servi-lo no final do almoço de domingo, ou em qualquer acontecimento digno de celebração, significa venerar um costume antigo e honrar os dias festivos.
   As inúmeras referências revelam esta aliança do arroz doce e determinadas datas do calendário.
   Sirva de exemplo o Natal que, nas aldeias e cidades portuguesas, é muito acarinhado nas suas tradições, convertendo a gastronomia no eixo central sobre o qual gira a celebração. Deste modo, e antes de se ir à popular Missa do Galo, não falta o prato de arroz doce e os doces conventuais que são com frequência servidos após um vistoso bacalhau cozido.
   Outro momento em que o arroz doce aparece é em muitas bodas portuguesas. Trata-se não só da sobremesa principal da ocasião, como é típico a família dos noivos oferecer arroz doce aos seus convidados uns dias antes da cerimónia. Actualmente, subsiste o mito de que a quantidade de arroz doce com que se recebe os convidados é proporcional ao grau de parentesco.
   Desde o aroma que lhe é oferecido pela canela, passando pelo toque subtil que a casca de limão lhe dá, e terminando na porosidade que o ovo lhe confere, o arroz doce português admite, na sua preparação, pequenas variantes que permitem personalizá-lo e torná-lo único em cada mesa".
fonte: Dias Festivos e Arroz Doce (http://www.saludaes.pt/Articulos/ver/dias_festivos_e_arroz_doce) Acesso em 10/10/10.
Arroz Doce
Ingredientes:
200g de arroz branco comum (jamais parboilizado);
1l de leite;
50g de manteiga;
300g de açúcar;
50 ml de Amaretto;
10 cravos;
5g de canela em pó
50 ml de água.
Preparo:
Cozinhe o arroz com o leite e a manteiga;
Quando estiver bem cozido, adicione água se necessário e deixe pegar fervura de modo a ficar bem caldaloso;
Com o açucar prepare um caramelo vermelho e derrame lentamente sobre a calda de arroz cozido;
Numa panela à parte ferva os cravos e a canela em pouca água e, com uma peneira fina, coe sobre o arroz doce;
Adicione o Amaretto, misture bem e desligue o fogo assim que estiver cremoso mas ainda com calda;
Esfrie tampado na geladeira e sirva polvilhado com canela em pó e enfeitado com cravos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário