12.4.10

Sabores da América Latina

Bem-vindos aos Sabores da América Latina, toda segunda-feira postarei um pouco sobre a  historia, cultura e receitas latinas.
Cores vivas, sabores frescos, salgado com ácido, pimenta e doces de encher os olhos, parecem ser as melhores palavras para descrever uma cozinha com influências de todos os lados do globo, mas vamos ao que interessa:

Receita da semana:      Ceviche 

O Ceviche é um prato peruano que consiste em marinar pequenos pedaços de peixe branco, com pouca gordura e menos fibrosos, em suco de limão, tão importante que tem o seu próprio dia em 28 de julho, e faz parte do patrimônio cultural do país.
Antes da chegada dos espanhóis com os limões no século XVI o ceviche era marinado com pimentões e tumbo, uma fruta similar ao maracujá, mas hoje o limão é um ingrediente essencial nesse prato que pode ser uma entrada, ou prato principal.


Ingredientes para o  Ceviche:
300g de filé de peixe branco (tilápia, corvina, robalo)
Suco de aproximadamente 6 limões
Suco de 1 laranja
Meia cebola em rodelas
1 xícara de salsinha ou coentro
Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo:
Corte o peixe em pedaços pequenos de aproximadamente 3 ou 4cm e reserve ainda crus num bowl de vidro ou plástico, esprema o suco dos limões e da laranja e adicione ao peixe até cobrir por completo, por último adicione a salsinha ou o coentro, o sal, pimenta e a cebola e deixe marinar por 1 hora.
Sirva em pratinhos individuais sobre uma folha de alface com um pouco de pão ou batatas assadas com casca, para balancear a acidez.
Obs: Quem quiser enriquecer seu ceviche com lula, polvo, ou camarões não esqueça que estes devem ser cozidos antes de entrar na marinada.

2 comentários:

  1. Que bom tê-lo entre nós, Chef Germano!

    Obrigado pelo privilégio!

    Abraços,

    Chef Adriano

    ResponderExcluir
  2. Adriano, estou louca para testar esse prato que eu já provei há muito tempo atrás.
    bjs
    Maura

    ResponderExcluir