23.12.10

Adriano Vasconcelos: Sobremesa natalina: Tronco de Natal

Este ano recebi muitos pedidos de receitas de sobremesa para as festas de fim de ano. Para não cair em lugar comum e inovar sem esquecer a tradição, marca da nossa revista, segue uma receita tradicionalíssima mas desconhecida de grande parte dos nossos leitores. Uma receita que é bonita, elegante e ao mesmo tempo muito fácil de fazer e que vai agradar a todos e especialmente às crianças. É o Tronco de Natal (bûche de Noël), receita obrigatória tanto nas mesas populares quanto nas elitistas da França. O tronco de Natal é uma homenagem ao nascimento de Jesus e representa a lenha que é acendida nas lareiras francesas para aquecer os ambientes e os corações dos decendentes de Asterix na época mais fria do ano naquele país. Segue uma receita que, claro, permite alterações e adaptações de formas, recheios e coberturas conforme o clima, os ingredientes disponíveis e a criatividade dos nossos leitores e leitoras. Aproveito para desejar a todos e todas um feliz Natal e um ano novo de paz e prosperidade para o nosso Brasil e para todo o mundo.
BÛCHE DE NOËL

Pão-de-ló fino para rocambole
12 ovos
120 g de farinha de trigo
120 g de açúcar
10 g de mel
Preparo
1 - Por o açúcar com os ovos na tigela da batedeira.
2 - Bater até o ponto de letra (é possível escrever uma letra com o dedo).
3 - Na metade do processo, incorporal o mel.
4 - Passar o preparo para uma tigela grande.
5 - Juntar a farinha peneirada.
6 - Misturar delicadamente com um pão duro (espátula).
7 - Espalhe, com o auxílio de uma espátula, o preparo sobre uma assadeira (placa) untada com manteiga e forrada com papel manteiga também untado com manteiga.
8 - Leve ao forno a 180º C por 10 minutos (até dourar).
9 - Retire cuidadosamente o papel manteiga mas reserve-o.

Recheio
75 ml de água
100 g de açúcar
4 gemas
250 g de manteiga sem sal (pomada)
30 g de café solúvel dissolvido em 20 ml de água quente
50 g de castanha de caju tostadas e quebradas
Preparo
Leve ao fogo a água e o açúcar misturados. Deixe ferver sem mexer até o ponto de bala mole (118ºC).
Bata rapidamente as gemas na batedeira e lentamente despeje em fio a calda quente batendo sempre por cerca de 10 minutos. Com um pão duro (espátula) misture a manteiga até deixá-la cremosa. Aos poucos, acrescente à mistura de ovos fria, batendo em velocidade baixa. Adicione o café dissolvido e bata mais um pouco até o creme ficar liso. Adicione a castanha de caju, misture, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.

Cobertura
200 ml de creme de leite
200 g de chocolate para cobertura (meio amargo)
Preparo
Derreta o chocolate em banho maria, adicione o creme de leite, misture bem e reserve.

Montagem
Espalhe no lado dourado do pão de ló o recheio com o auxílio de uma espátula. Enrole o "rocambole" com o auxílio do papel manteiga reservado com o lado claro do pão de ló para fora. Aperte bem para ter um resultado melhor. Corte cerca de 1/3 do "rocambole" em diagonal e "cole" ao lado com um pouco do recheio ou da cobertura. Cubra todo o tronco com a cabertura. Risque com um garfo para obter as ranhuras que caracterizam o tronco. Enfeite com cerejas e hortelã ou manjericão. Resfrie antes de servir.

Um comentário:

  1. Hola ...el tronco de Navidad Buenisimo ... me animare a hacerlo ... deseo que el año 2011 sea pleno en sus objetivos , y que sigamos compartiendo ideas y recetas , FELIZ AÑO 2011 MARIMI

    ResponderExcluir