23.11.10

Descobrindo os sabores do Brasil - Maranhão: Galinha caipira com pirão de parida

Nosso leitor, Claudinei Domingos, pede uma receita de galinha caipira de São Luís do Maranhão.
Aí vai então, Claudinei, a receita da Galinha Caipira com Pirão de Parida, uma obra prima da cultura nordestina. Bom apetite!
 Pra fazer esta receita, verdadeira bandeira culinária maranhense, você vai precisar de uma galinha de aproximadamente dois quilos, duas colheres de sopa de azeite, meia xícara de chá de tomate picado, meia xícara de chá de cebola picada, meia xícara de chá de pimentão verde picado, um terço de xícara de chá de vinagre branco, sal a gosto, urucum em pó a gosto, duas xícaras de chá de água, suco de limão, um quarto de xícara de chá de leite de coco, duas colheres de sopa de cebolinha picada, duas colheres de sopa de coentro picado, salsinha, pimentas verdes e vermelhas, pimentas de cheiro e finalmente, duas e meia xícaras de chá de farinha de mandioca.
Vamos ao preparo: Corte a galinha em pedaços grandes, selecionando o peito, as coxas e sobrecoxas e as asas. Reserve. Aqueça o azeite em uma panela grande e refogue o tomate, a cebola e o pimentão. Junte o vinagre, o sal e o urucum. Acrescente água e o suco de limão. Deixe ferver e adicione os pedaços de galinha. Cozinhe por 25 minutos. Acrescente mais água, se necessário. Junte o leite de coco, a cebola e o coentro. Cubra o fundo de uma travessa com a farinha de mandioca. Despeje o caldo do cozimento sobre a farinha, em seguida os pedaços de galinha. Enfeite o prato com salsinha e pimentas cruas e delicie-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário