15.7.10

BOTTARGA, O CAVIAR DO MEDITERRANEO


Hoje vamos falar um pouco sobre a bottarga, iguaria cuja origem remonta ao século IX a.c., no Mediterrâneo, tendo sido difundida pelos fenícios, quando dominaram o Mar Mediterrâneo e parte da Ásia, criando mercado consumidor de Chipre até o Mar Egeu, Itália, Norte a África e Espanha.
A Bottarga di Muggine vem a ser a ova da tainha processada artesanalmente e transformada no que ficou popularmente conhecido como “Caviar do Mediterrâneo”.
É consumida em todo o mundo, mas podemos destacar como maiores consumidores, na Ásia, Japão e China, e na Europa, França e Espanha, em especial, na Itália, de onde vem o seu nome atual. No Brasil ainda é muito pouco consumida, sendo mais conhecida na Região Sul, com destaque para Santa Catarina, onde os colonos italianos a preparavam em pequena escala para consumo próprio.
É de Santa Catarina que saem as melhores ovas para o preparo da iguaria. A tainha vive boa parte de sua vida na Lagoa dos Patos, onde nasce, migrando nos meses de inverno em direção ao norte para realização de seu ciclo reprodutivo anual.
A família Pimentel, sempre buscando novidades e desejosa de oferecer aos consumidores produtos de excelente qualidade, iniciou o projeto pioneiro de produção da bottarga no Planalto Central onde, após estudos, concluiu ser o local ideal para a sua produção em virtude de seu clima nesta época do ano. Breve estaremos iniciando a comercialização nas melhores lojas especializadas.
O processo de preparação é realizado em aproximadamente quatro a cinco semanas, devendo a ova ser manipulada com muito cuidado para evitar a ruptura das bolsas, o que inviabiliza a sua utilização.
É secada ao sol ou em câmaras frias, após processo de salga, e então é defumada. Pode ser comercializada inteira, embalada a vácuo, ou ralada ou granulada, apresentada em vidros com peso variando de 125 gr a 250 gr. Deve ser conservada em local seco e fresco, ao abrigo da luz.
De sabor único e marcante, vem crescendo sua utilização por vários chefs de todo o mundo por ser um ingrediente versátil, dando um toque especial e sofisticado a diversas preparações. Sem receio de cometer exageros, podemos afirmar que transforma pratos em obra prima.
Degustar a bottarga é uma experiência única, com uma explosão de sabores marcantes, intensos e persistentes. Harmoniza muito bem com vinhos brancos com passagem pelo carvalho ou com vinhos tintos de taninos intensos, como o Pinot Noir.
Para maiores informaçãoes sobre o produto e como adquiri-lo, entrar em contato pelo e-mail flavio.pimentel@gmail.com

Um comentário:

  1. Taí, acabei de postar uma "receita" de risotto e me dei conta de jamais ter falado em bottarga, que usamos tanto por aqui. Talvez seja por isso, pelo fato de usar corriqueiramente como o alho ou anchovas (alici ou acciughe). Mas são tantas as receitas...

    Realmente é muito versátil e transforma qualquer prato. Vou guardar como sugestão para um post futuro. :)

    ResponderExcluir