27.10.10

Chuleta na Brasa - Feliz Aniversário, Presidente!

Hoje o Presidente Lula completa 65 anos e um de seus pratos prediletos é a Chuleta Paulista servida no restaurante de seu amigo Gijo em São Bernardo do Campo. A chuleta é um baita contra-filé com osso, cortado grosso com dois ou três centímetros, e costuma pesar cerca de 750g. Em homenagem ao aniversário do nosso presidente, segue receita de churrasco de chuleta.

Chuleta na Brasa
Comprar os bifes de chuleta bem grossos, com 2 a 3 centímetros (quanto mais grosso, mais mal passado, mais fino, bem passado).
Aquecer muito bem a churrasqueira e quando estiver bem quente e as brasas estiverem "em brasa", temperar a chuleta com sal grosso e colocá-las sobre a grelha a no máximo 20 cm de altura. Assim que começar a sair água na parte de cima, virar e assar do outro lado por uns 5 minutos. A chuleta deve ficar bem tostada por fora e rosada por dentro. É importante temperar somente "em cima da hora" para a carne não perder muita água e não ressecar ou ficar salgada. Prefira peças fechadas à vácuo, normalmente são mais macias e com melhor controle sanitário.
Sirva acompanhada de arroz, feijão e salada.

Feliz Aniversário, Presidente!

Para acender o fogo usando apenas papel, segue um vídeo do Youtube (em espanhol).

Nenhum comentário:

Postar um comentário