5.7.10

Rosbife

Antes de mais nada, que agradecer ao convite do Chef Adriano para ser um dos colaboradores do blog e poder difundir a gastronomia de uma maneira simples, correta e agradável. Sou Emerson Mantovani, Chef de Cozinha, professor universitário e consultor na área de gastronomia.

Para começar, vou falar sobre o prato rosbife, que pode ser feito de várias maneiras, tradicionalmente era usado com cortes de carnes arredondados como o lagarto, contra-filé ou até mesmo coxão-duro, hoje podemos usar carnes mais nobres como o alcatra e o filé mignon, tudo depende da maneira de preparo do seu prato.

O rosbife é um prato bastante rico em aromas e sabores, combinado de várias maneiras com muitas opções de ingredientes, pode ser feito em panela ou assado ao forno, ou ainda um método que combine as duas opções. Depois do preparo pode ser usado ainda quente ou guardado na geladeira para ser servido frio.

Passo a diante um opção de rosbife feita com contra-filé ou lagarto.

Rosbife ao Molho de Vinho

Ingredientes:
1 peça de lagarto ou miolo do contra-filé de cerca de 1,5 kg
1 garrafa de vinho tinto seco malbec
300 gramas de bacon em fatias
150 gramas de cebolas para conserva
2 ramos de alecrim fresco
2 ramos de tomilho fresco
3 folhas de louro
6 dentes de alho
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Faça um marinada com o vinho, as cebolas, alecrim, tomilho. louro, alho e o sal. Tempere a carne com sal a gosto, enrole fatias de bacon e amarre com barbante. Deixe a carne de molho nesta marinada por cerca de 03 horas. Em uma panela de fundo grosso, coloque a carne  e deixe dourar a gordura do bacon, quando esta estiver dourada acrescentar as cebolas e um copo de água. Abaixe o fogo e deixe cozinhar em panela tampada por 15 minutos. Vire a carne e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Com um garfo espete a carne e veja se sair um líquido rosado a carne está no ponto, retire do fogo e reserve. Coloque a restante da marinada e deixe reduzir o líquido até que fique metade. Retire o alecrim, o tomilho e o louro, corrija o sal, misture 2 colheres de amido de milho em 1/2 copo de água e engrosse o molho. O tempo de cozimento é em média de 10 minutos para cada 500 gramas de carne. Corte em fatias finas e sirva com arroz branco.

Um comentário:

  1. Chef Emerson, é uma honra tê-lo entre nossos confrades. Ganha a revista e ganham todos os candangos! Um grande abraço,

    Chef Adriano.

    ResponderExcluir