7.5.10

Mandalas Verdes

Produzir alimentos em grande escala de forma limpa para a terra, viável para o produtor e justa para o consumidor parece um ideal distante ou um conto de fadas. Felizmente, para os céticos que acreditaram que isso nunca iria acontecer já podem comprovar com seus próprios olhos que este é um sonho real e já está tendo sucesso. A agroecologia é uma ciência que desenvolve princípios, tecnologias verdes e metodologias para implantar sistemas de produção agropecuários de base ecológica. A agroecologia busca na interdisciplinaridade modos de otimizar a produção e diminuir os efeitos no meio ambiente. Personificando a ciência, a rede Mandalla de empreendimentos sustentáveis, instalada na Paraíba, baseia-se nos conceitos da agroecologia. O nome da rede vem da forma de plantação em forma de mandala, um círculo formado por diferentes culturas, a fim de aproveitar ao máximo o espaço, aumentando, assim, a produtividade. Esse sistema permite a inclusão de tecnologias verdes, como pesticidas naturais, irrigação controlada, controle de pragas podendo produzir alimentos orgânicos e seguros para o consumo.
A rede não só beneficia o meio ambiente, como também a comunidade. As tecnologias sociais Mandalla foram criadas para ajudar o camponês a aliar o seu conhecimento com o conhecimento cientifico. O projeto além de melhorar a economia local, por gerar muitos empregos nas várias etapas de produção da cadeia, melhorou também a qualidade de vida dos produtores e da comunidade em geral, pois as pessoas passaram a se alimentar de forma mais saudável, com a dieta variada e colorida, rica em fibras, minerais e vitaminas e pobre em insumos químicos. A inclusão do método Mandalla trouxe esperança, melhoramento e dignidade para os produtores. Existem vários de ascensão social e economia de produtores graças à implementação da Mandalla.
O projeto conta com vários parceiros como o SEBRAE, FIES e Ministério da Agricultura que ajudam a sustentar e atingir mais produtores. Para poder implementar as mandallas em outros lugares do Brasil, a rede criou a Uni Mandalla que oferece cursos de capacitação, pesquisa e desenvolvimento para difundir a filosofia Mandalla.
Para mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário