9.5.10

Brigadeiro, brigadeiro, brigadeiro; é bonito, é faceiro e é solteiro

Hoje vou procurar responder a um e-mail do Mardem de Brasília que escreveu:
"Olá, procurei no site a receita do brigadeiro, mas não encontrei. O brigadeiro é uma das poucas coisas que consigo fazer na cozinha. Sei que é simples, mas apesar da simplicidade do doce, nem todos o fazem bem feito. Gostaria de ter dicas de como fazê-lo bem feito ou de como incrementá-lo. Também poderiam nos desvendar o mistério de como fazer o leite condensado. Por fim, notei que um dos objetivos do site é o resgate das raízes culturais e a proteção do patrimônio cultural. Sendo assim, seria bem interessante e oportuno contar a história do brigadeiro. Sei que ele já foi utilizado como instrumento de campanha eleitoral na década de 40 e que o seu nome é oriundo do então candidato à Presidência da República, o brigadeiro Eduardo Gomes. Ao que parece, tanto o nome como a receita são brasileiros típicos. Mardem Filho"

O brigadeiro do ar
Eduardo Gomes, fluminense, foi aviador, militar e político de direita.
Patrono da Força Aérea Brasileira e ministro da Aeronáutica por duas vezes, nos governos conservadores de Café Filho e Castelo Branco. Participou da insurreição dos 18 do Forte em 22 e da insurreição Paulista de 24. Foi preso quando se dirigia para integrar a Coluna Prestes. Participou das ações que viriam a derrubar Washington Luís, após o fracasso eleitoral da Aliança Liberal. Em 1935, lutou contra a Intentona Comunista. Tornou-se brigadeiro em 41. Candidatou-se às eleições presidenciais de 45 formando a reacionária UDN. Durante o período eleitoral, algumas senhoras da alta sociedade carioca distribuiam doces para apoiar sua campanha que passaram a ser conhecidos em todo Brasil pelo nome de sua patente, brigadeiros. As moças casadoiras recebiam o candidato cantando: "Brigadeiro, brigadeiro, brigadeiro; é bonito, é faceiro e é solteiro". Derrotado por Dutra, foi novamente candidato à presidência em 50 sendo derrotado por Getúlio. Em 1964, participou do golpe militar que depôs o presidente Jango e atrasou o Brasil por vinte anos. Felizmente ficou o doce, preferência nacional.

Os brigadeiros
1 copo de leite condensado;
3 colheres de chocolate em pó;
1 colher de manteiga;
chocolate granulado.

Misture com colher de pau os três primeiros ingredientes numa panela em fogo brando até desgrudar do fundo. Esfrie, passe manteiga nas mãos, enrole bolinhas e passe no chocolate granulado, sirva em forminhas de papel. Para incrementar o doce, coloque no começo da mistura uma colher de sopa rasa de café solúvel, fica uma delícia!

O leite condensado
(lata de 1937 a 1946)
3 partes de açúcar cristal
3 partes de leite em pó
1 parte de água quente

Bater por cinco minutos no liquidificador, deixar na geladeira por 24 horas antes de usar.

Até a próxima!
Chef Adriano Vasconcelos

Um comentário:

  1. Que legal!
    Em primeiro lugar, não tinha ideia da origem do brigadeiro, pois a gula de comê-lo sempre veio primeiro. Em segundo, agora não precisarei mais comprar leite condensado no mercado :)

    Abraço
    Janielly

    ResponderExcluir