27.5.10


Apesar de teoricamente estarmos no inverno, as temperaturas na capital do país não param de subir. Algumas chuvas passageiras, que não fizeram nada além de deixar o trânsito caótico, não melhoraram o calor intenso desse “inverno”. Para não sofrer tanto com mix de calor e umidade ultra baixa dicas como beber muita água e evitar exposição ao sol não são suficientes. O bom mesmo é se refrescar tomando um delicioso gelato de frutos do cerrado. O portfólio de sabores é enorme. Tem o tradicional pequi, jabuticaba, umbu, araticum, mangaba, entre muitos outros. A grande surpresa tem sido o sorvete de Baru, afinal o seu gosto é muito próximo com o de amendoim. Outra novidade muito refrescante é o sorvete de erva doce que harmoniza perfeitamente com o sorvete de pequi. Além dos sorvetes cremosos, há também a opção de sorbet (sorvete à base de água) e os práticos picolés (o de cajá, com seu azedinho característico, é irresistível!). Em Brasília, as sorveterias especializadas nesse tipo de produto estão distribuídas por vários pontos da cidade. As mais tradicionais são:
Frutos do Cerrado - SHC/SWCLSW 105, Setor Sudoeste.
Sorbê: 405 norte, Asa Norte.
Nata do Cerrado: 106 sul, Asa Sul.
Além de gostosos, essas sorveterias são baseadas na filosofia da preservação, manutenção e uso sustentavel do cerrado, a fim de criar uma rede de trabalho e colaboração entre produtores, pesquisadores e empresários do ramo da gastronomia. A Nata do Cerrado, por exemplo, tem uma filosofia de produzir um sorvete justo. Visando atingir o objetivo de “preservar o cerrado e garantir às populações regionais de produtores, residentes e domiciliadas nesta região de preservação do bioma, uma vida digna, mediante a comercialização dos seus produtos em condições e remuneração justas.”
Essa deliciosa opção de utilização dos frutos do cerrado contribui para o desenvolvimento de novas tecnologias, para a manutenção dos produtores e coletores extrativistas dos frutos e para a conservação do nosso querido cerrado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário