24.4.10

Para Aprender e Gostar

Culinária Baiana nos 510 anos de Brasil

O atelier de artes culinárias Senza Parole lançou na última quinta-feira, dia 22 de abril a série de cursos "Descobrindo os Sabores do Brasil" na Escola de Gastronomia de Brasília.
O curso inaugural homenageou a Bahia, destacando sua contribuição para a cozinha brasileira.Esta experiência gastronômica contou com dois ingredientes especiais: cultura e história.
Os alunos participaram da aula de história do chef Adriano Vasconcelos que refez a rota das navegações trazendo as especiarias.

Sua abordagem contextualizou a culinária brasileira a partir de suas raízes baianas e da unidade entre as culturas portuguesa, africana e indígena, compondo ícones de nossa cozinha como o vatapá e o acarajé que é patrimônio cultural imaterial da humanidade.
Ao longo da deliciosa aula os alunos colocaram a "mão na massa" e pilotaram os fogões para preparar o cardápio da noite composto pelo acarajé, o vatapá, pirão, moqueca e os quindins.

Este curso contou com a participação especial da Chef Carol Graupner que junto com o Chef Adriano conduziu os participantes por um passeio histórico e gastronômico que estimulou os cinco sentidos.

Após a preparação coletiva dos pratos todos deliciaram-se em um jantar que aconteceu em um clima de franca confraternização e compartilhar de idéias e experiências, harmonizado por cervejas especiais.
Os próximos cursos desta série serão aqui anunciados. Aguardemos então estaa agenda de cursos que promete dar continuidade a uma experiência de aprendizagem que congrega sabor, cultura e história.
Para saber mais sobre o curso inaugural acesse o Blog do atelier Senza Parole, que disponibilizou imagens exclusivas do evento.
Até a próxima!

Um doce abraço,

Rosy Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário