25.5.11

Flávio Pimentel: Rosário Tessier e Vinícola Rocca di Montegrossi


Ontem fui convidado pelo meu amigo Rosário para uma degustação dos vinhos da Vinícola italiana Rocca de Montegrossi, localizada a 7 km da Comuna de Gaiole na região do Chianti. Estavam presentes, enre outros, Marlene Galeazzi, Maariza de Macedo, Alexandre Menegale e Luciana Barbo.
Adegustação foi comandada pelo proprietário da vinícola Sr. Marco Ricasoli Firidolfi. Pessoa muito simpática e que demonstrou a enorme paixão pelo que faz.
No cardápio elaborado pelo chef Rosário tivemos de entrada bruschetta de fígado de pato com funghi, perfeitamente gratinadas e acompanhadas por culatelo (foto acima). Uma segunda entrada foi a berinjela napolitana, assada com molho assorento. Delícias, que foram acompanhadas pelo vinho Chianti Clássico DOCG 2006. Harmonização perfeita, porém melhor com a bruschetta.
Como prato principal degustamos paleta de cordeiro assada com molho de tomatinhos e ervas acompanhada de risoto negro e cogumelos e lascas de Grana Padano. O vinho servido foi o Vigneto San Marcellino Chianti DOCG 2006, ligeiramente tânico e bem estruturado. Serviu-se também o Geremia IGT Toscano 2006, vinho este intenso e complexo. Desnecessário dizer que se complementaram como feijão com arroz.
Quanto à sobremesa, bem, não sou muito de comer sobremesa, mas o tiramissú servido pelo Rosário estava simplesmente divino e com o Vin Santo del Chianti Clássico DOC ficou dos deuses.
Os vinhos Chianti Clássico e Vigneto San Marcelino tem em sua composição a cepa San Giovese, o primeiro com corte de Canaiolo e o segundo com Pugnitello.