25.6.11

Adriano Vasconcelos: É tempo de Festa Junina!

As festas juninas trazem ao Brasil um colorido ímpar. É uma das mais ricas manifestações culturais de nosso país.
É também um dos períodos mais alegres do ano em que estas festas populares nos oferecem todas as cores em sua decoração, na vestimenta típica, nas quadrilhas com sua dança e sua música, nas quermesses, nos festejos, na manifestação das crendices, na emoção dos balões, das fogueiras, e até dos pedidos de casamento para Santo Antonio... o santo casamenteiro.
E é claro, é época também de apreciar as delícias típicas dessa cozinha tão querida em nosso país, de norte a sul, sendo que as festas que atraem mais visitantes são as de Caruaru em Pernambuco, as de Campina Grande na Paraíba e as de Fortaleza, no Ceará.
A tradição milenar foi desenvolvida pela Igreja ainda nas redondezas do ano 1000 na Europa. Para contornar a miséria, a Igreja promovia festas para comer e orar. Nelas a abundância da colheita alcançava os exageros. Comida farta, música, danças e fogueiras uniam as pessoas e a esperança as movia a meses de trabalho duro e fé.
As festas, que tinham um caráter estritamente religioso, passaram a simbolizar também o sucesso da organização e do trabalho do homem do campo. A festa da colheita é a maior festividade dos trabalhadores rurais tradicionalmente lembrados nas festas urbanas mas que comemoram em todas as partes o produto do trabalho.
No Brasil, mês de junho é mês de colher o milho. Assim, há uma fartura de pratos preparados como doces salgados e bolos que fazem parte importante da cozinha desta tão famosa festa popular. Uma das formas de sua apresentação é a do milho verde, que é muito apreciado em sua forma mais comum, ou seja, quando é servido apenas cozido.
O milho também é parte de outros deliciosos pratos como, por exemplo, o mugunzá doce (preparado com grãos de milho cozidos na água, leite de coco, açúcar, cravo e erva-doce) e o mugunzá salgado (grãos de milho cozidos, feijão-de-corda, pé de porco, charque e tempero).
         Além destas receitas também fazem parte do cardápio das festas a canjica, o cuzcuz, a pamonha, a batata doce, o doce de batata doce, arroz doce, bolo de amendoim, pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, paçoquinha, cural, maçã do amor, pé-de-moleque, quentão, amendoim, rapadura, quebra-queixo, tapioca, bolos e pequenos doces e goloseimas que nos remetem às belas lembranças e uma sensação de aconchego e festa. 
Para homenagear a cozinha de festa junina, eis uma receita que tem como ingrediente especial o amendoim: Torta de Paçoca.
Vivam os trabalhadores do campo com as festas de São João, Santo Antonio e São Pedro!
Um abraço
Chef Adriano Vasconcelos


Bolo de Paçoquinha

Ingredientes:
Primeira parte
- 200g de trigo
- 50g de açúcar
- 5g de sal
- 30g de chocolate em pó
- 1 ovo
- 100g de manteiga
Segunda parte
- 200g de paçoquinha
- 60g de açúcar
- 250g de creme de leite fresco
- 3 ovos 
Cobertura
- 6 pés de moleque moídos (praliné)

Modo de preparo:
1- Misture o trigo, o açúcar, o sal e o chocolate. Junte um ovo e a manteiga em temperatura ambiente e amasse. Deixe descansar por uma hora e forre uma assadeira e o açúcar.
2- Acrescente o creme de leite e os três ovos restantes. Mexa bem e espalhe essa mistura sobre a massa. Leve ao forno preaquecido a 220°C por 30 minutos.
3- Desenforme morno e decore com os pés de moleque moídos.

5 comentários:

  1. nossa, q bolo lindo! e me pareceu tao simple que vou tentar. torce por mim. rs
    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Chef, sou de Brasilia o senhor não da aulas de gastronomia ou tem alguma escola para indicar?
    grato.
    tiago.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tiago. O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia é oferecido pelo Iesb, pelo Uniceub, pela Universidade Católica de Brasília e pela Unieuro. Cursos técnicos são oferecidos pelo Iesb, pelo Senac e pelo Senai. Mini-cursos de algumas horas são oferecidos pela Escola de Gastronomia de Brasília e também pela Casa das Embalagens entre outros. O Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília oferece palestras, cursos de extensão e também de pós-graduação lato sensu na área. Mini-cursos são também oferecidos nas faculdades mencionadas além de alguns cursos de nutrição da cidade que arriscadamente arvoram-se pelos caminhos do sabor de tempos em tempos. Inscreva-se no site da nossa escola para receber novidades. O endereço é http:\\paixaofogaoearte.blogspot.com
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Vimos que você tem muitas e deliciosas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 220.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs onde você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Você gostaria de fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Wagner Silva
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, obrigado pelo apoio. Será um prazer aliar nossas receitas!

    ResponderExcluir